Web Design
Web Design Uberlandia Desenvolvimento Web Uberlandia Web Design Uberlandia Web Development Uberlandia

Por que um site é considerado spam?

Internet

O site spamclock.com, de autoria de Rich Skrenta, CEO do mecanismo de buscas Blekko identificou, no dia 14/2, o que considera o site spam de nº 1 bilhão.

Com várias áreas para abrigar publicidade da rede de display do Google e com conteúdo considerado pobre, o site mydearvalentine.com foi flagrado pelo algoritmo de buscas do Blekko.

Ainda assim, buscas pelo termo “valentine´s day” (dia dos namorados), comemorado no dia 14 de fevereiro nos EUA, retorna essa URL na quinta posição em buscas no Google.com.

Em entrevista, vários especialistas em SEO (search engine optimization, ou otimização de sites para buscadores) deram seu parecer sobre a qualidade do site e dão a entender por que essa página pode ser considerada uma URL spam. Os principais pontos são a baixa relevância e o claro propósito de ranquear bem em buscas sem necessariamente trazer as informações desejadas.

De seu escritório, na Califórnia, Rich Skrenta explica que há outros fatores que sinalizam a natureza “spammy” do site.

Fortemente otimizado

“A questão vai além do conteúdo”, explica Skrenta. “A intenção do site em gerar tráfego é óbvia se observarmos que o site é fortemente otimizado e que é abarrotado com áreas de publicidade de sites do Google e afiliados”. Skrenta também chama atenção para o volume de links que essa página recebe de sites com pouca ou nenhuma relação com os produtos e informações exibidos no mydearvalentine.com.

Links

Uma consulta sobre os links externos confirma a afirmação de Skrenta.

São mais de 5 mil links de outras páginas apontando para o domínio. É o caso do 123indenpendenceday.com, em que uma página sobre a demografia australiana traz um link para o mydearvalentine.com.

“Basta observar a natureza desses links, eles não são orgânicos (construídos com base em relevância de informações) es, sim, totalmente criados com o intuito de aumentara relevância do site aos olhos dos buscadores”, diz o CEO do Blekko.

Perguntado sobre qual a probabilidade de um site assim ranquear bem em outros mecanismos de busca, Skrenta diz que o volume de URLs dessa natureza é tremenda (enquanto essa matéria é escrita o spamclock aponta para 1 bilhão 110 milhões de URLs spam identificadas até o momento) e que é quase impossível excluí-los totalmente do índice de URLs. Uma fração dessas páginas acaba saindo, sim, inclusive nos grandes mecanismos de busca.

A questão de links sendo usados para aumentar a relevância de sites para os buscadores foi motivo de matéria no New York Times e levou à punição do site JCPenney.com por compra de links. Na ocasião, o engenheiro chefe da equipe de webspam do Google, Matt Cutts afirmou que foi necessário tomar providências manualmente para diminuir a relevância do site aos olhos do Google. Da primeira posição para determinadas buscas, o JCPenney foi catapultado para posição nº 71.

Grandes mecanismos

Em pesquisas pela palavra-chave “valentine’s day” nos sites Bing, Blekko, Yahoo! , Duckduckgo e Google, apenas os dois últimos trazem a sugestão de clicar no link do mydearvalentine.com entre os primeiros dez resultados orgânicos.

A página perfeita e o “bom”  SEO

A primeira impressão que se tem, ao olhar para o conteúdo do mydearvalentine.com é de se tratar de uma página feita “by the book” para ranquear bem. Afinal de contas, ela traz conteúdo em forma de texto, legível pelo buscador e com as palavras chave que teoricamente denotariam um conteúdo relevante (de valor informacional alto).

De Curitiba, Marcelo Ribeiro, coordenador de search da empresa , I-Cherry, esclarece que, pessoalmente não consideraria essa página como spam, conforme explica por email. “ Se eu tivesse um buscador não consideraria – hoje – esta página como spam. Isso é uma opinião minha e que poderia variar com o tempo, dependendo de feedbacks de usuários, por exemplo. Mas para mim, hoje, ela é apenas uma página que mostra sim conteúdo relativamente relevante para usuários específicos e cabe a este usuário utilizá-lo ou não (e apontar um link para este site ou não)”.

Ribeiro pode estar certo. O site traz informações sobre como beijar e qual a melhor maneira de fazer poesias de amor. Quer queira, quer não, esse tipo de informação tem seu público.

“Outro fator possível de classificação pode ser até mesmo a repetição de termos em diferentes pontos da página, exatamente como recomenda em termos gerais o “bom SEO” (Título, URL, tags H, conteúdo etc). Um site otimizado para um buscador pode não ser otimizado para outro. Depende de cada algoritmo. Estas características muito provavelmente levantem a bandeira para o Blekko, o que não acontece para o Google, por exemplo”, finaliza Ribeiro.

A URL mydearvalentine.com é perfeita. “Uma perfeita farsa”, diz o analista de SEO, Bradley Leese, da empresa norte-americana Bruce Clay Inc. Leese arrisca dizer que o novo plugin para Chrome, Personal Blocklist, pode por um fim ao sucesso do site. A influência desse plugin no ranqueamento do Google foi abordada ontem durante o programa Searchcast, que contou com participação do ex-Googler Ariel Lambrecht, que integrou a equipe de webspam para países de idioma português. “Cada vez que uma URL for marcada como indesejada, ela deve mandar um sinal para o Google, mas até isso implicar em remoção completa ainda pode levar tempo. Todo caso, é um sinal”, responde Ariel a um internauta que perguntava sobre a funcionalidade do plugin.

O Blekko também tem uma função de sinalizar URLs indesejadas em sua SERP (pagina com os resultados de busca), ainda assim, sua sinalização não implica em remoção do índice do mecanismo de busca.

Para Paulo Rodrigo Teixeira, o @webpaulo, da empresa Carioca de SEO, Marketing de Busca, o caso merece uma análise mais profunda. Ele sugere que se observe a lista de páginas no domínio.  “A quantidade de links e a repetição de palavras-chave na meta keywords tornam o site um tanto estranho” “Ainda assim” continua Teixeira, “Precisaríamos de tempo para estudar os links que permitem ao site ranquear bem na buscas”.

Ao fechar esse post, o spamclock.com acusava ter indexado 1,111,857,291 sites spam desde 1 de janeiro de 2011 (and counting)…

Tags Relacionadas: , , .

Uberlândia-MG

Edifício 2000
Av. Cesário Alvim, 818
Sala 1315, Centro
CEP 38400-098

R2A Soluções Interativas

© Copyright 2012
Todos os direitos reservados