Web Design
Web Design Uberlandia Desenvolvimento Web Uberlandia Web Design Uberlandia Web Development Uberlandia

Versão final do Firefox 4 para Android chega em poucas semanas, diz Mozilla

firefox-icon-300x300
Mais de 150 extensões estarão disponíveis logo em sua estreia, destacou executivo da empresa no MWC 2011; último beta chega em até dez dias.

A Mozilla anunciou durante a sua apresentação no Mobile World Congress – o maior evento de tecnologia móvel do mundo, que ocorre esta semana em Barcelona, na Espanha – que espera lançar, em poucas semanas, a versão final do Firefox 4 para Android. Antes, ressaltou, um último beta do navegador será liberado, talvez já na semana que vem.

O browser deverá incluir um recurso de sincronização, que permitirá ao usuário continuar a navegação no celular do mesmo ponto que parou no notebook – desde que também seja pelo Firefox – além de ter os favoritos, senhas e histórico sempre à mão, afirmou Jay Sullivan, vice-presidente da empresa, na quarta-feira (16/2).

Ele admite, no entanto, que esse é o primeiro passo, já que as pretensões da companhia são bem maiores. No futuro, o usuário deverá ter a mesma experiência com o Firefox independentemente do aparelho usado. “Queremos que o internauta pegue seu dispositivo e entre em seu e-mail, por exemplo, rapidamente. Se for comprar algo, que as informações de seu cartão de crédito também sejam inseridas automaticamente. Tudo com segurança, é claro”.

Logo de cara, 150 extensões estarão disponíveis para serem adicionadas ao Firefox 4, disse o executivo em sua apresentação. Ele também terá uma versão para Nokia N900, que roda o Maemo, mas não poderá ser instalado no iOS, do iPhone. O problema, explicou Sullivan, é que a Apple exige que os aplicativos para seus dispositivos usem seu motor de renderização Webkit.

Questões técnicas também impediram a Mozilla de liberar o Firefox 4 para Symbian, Windows Mobile e Blackberry OS. Por conta disso, os desenvolvedores estão procurando meios para torná-lo acessível a essas plataformas “sem que tenham que pedir autorização a alguém”, afirmou o vice-presidente. Uma das possibilidades seria armazenar dados, como o histórico, no próprio site do navegador.

Open Web Apps
Outro projeto da Mozilla atende pelo nome de Open Web Apps, uma loja de aplicativos que usem tecnologias como HTML5, CSS3 e JavaScript e que rodem diretamente no browser. Os programas poderiam ser encontrados via qualquer mecanismo de busca, e receberiam notas e comentários dos usuários.

“As pessoas querem desenvolver em HTML5, mas desejam também as análises e a monetização que os aplicativos tradicionais oferecem”, disse. “Não há nenhuma razão para que você tenha que usar padrões nativos para ganhar dinheiro. Isso deveria ser uma escolha do próprio desenvolvedor”.

Ciclo de atualizações
Por fim, Sullivan confirmou que a Mozilla tenciona acelerar seu cronograma de atualizações. O objetivo é lançar um grande update por ano.

“Nós migraremos para um modelo condizente com Web, liberando atualizações a uma velocidade maior”, prometeu. “O Firefox 5 terá um ciclo menor, virá com menos recursos novos, mas será mais ágil, respondendo às expectativas do mercado”.

Por IDG News Service

Uberlândia-MG

Edifício 2000
Av. Cesário Alvim, 818
Sala 1315, Centro
CEP 38400-098

R2A Soluções Interativas

© Copyright 2012
Todos os direitos reservados