Web Design
Web Design Uberlandia Desenvolvimento Web Uberlandia Web Design Uberlandia Web Development Uberlandia

IE despenca no mundo corporativo e Chrome ganha força

Publicidade
Apesar da predominância do Windows nas empresas, navegadores da Mozilla, Google e Apple estão devorando parcelas de mercado da Microsoft

Um novo estudo a respeito de tendências corporativas a respeito de sistemas operacionais e navegadores feito pela Forrester Research revelou notícias boas – e ruins- a respeito da Microsoft.

A boa notícia é que o Windows ainda é sistema operacional dominante entre as empresas, rodando em quase 88% dos computadores corporativos. Além disso, o Windows 7 está lentamente se tornando o novo software padrão, rodando em 21% dos computadores corporativos, de acordo com a pesquisa.

A má notícia? O Internet Explorer está em declínio constante, enquanto que o Firefox, o Chrome e o Safari continuam a crescer. O estudo da Forrester, que  analisou mais de 400 mil computadores de 2.500 companhias durante o ano passado, mostrou que a parcela de mercado do IE foi profundamente abatida com a substituição do Windows XP, que rodava IE6, e esse abandono do Internet Explorer 6 não foi somente para migrar para a versão 8, mas também para optar pelo Firefox, Chrome ou pelo Safari (caso a mudança tenha sido feita do PC para o Mac).

O IE ainda é o grande campeão do mundo corporativo, com uma presença de quase 59%, entretanto isso representa uma queda de 3% em relação ao ano anterior. Apesar da presença do Firefox também ter diminuindo entre as empresas (de 22 para 18%), os usuários do browser da Mozilla estão migrando com mais facilidade as novas versões do Firefox, com 14,4% utilizando o Firefox 3.6 contra 1% que estão no Firefox 3.5. Em contrapartida, os funcionários companhias estão utilizando mais o IE7 do que a versão 8 (34,4% para 19,4%, respectivamente).

Grande parte da perda de mercado do Firefox é causada pelo Google Chrome, aponta a pesquisa. “Nos últimos anos, os browser alternativos conquistaram mercados pertencentes ao IE, com destaque para o Firefox” escreveu Christian Kane, co-autor do relatório. “Contudo, no último ano, vimos parte dessa parcela de mercado do Firefox e do IE ser conquistada pelo Chrome”.

Foi o navegador do Google que mostrou o maior crescimento entre as empresas, aumentando de 8,8% para 14,1% sua presença no mercado no ano passado. “Esse aumento da presença do Chrome entre os navegadores corporativos foi obtido em grande parte por causa da demanda dos trabalhadores de tecnologia por mais controle sobre as aplicações que são utilizadas no computador do trabalho” afirma o relatório. Com os setores de TI desenvolvendo cada vez mais aplicativos que rodam em todos os browsers, o documento da Forrester prevê que o uso corporativo do Chrome e de outras alternativas ao Firefox só deve crescer com o passar dos anos.

Até mesmo  o Safari, navegador da Apple, cresceu no mercado corporativo no último ano, saltando de 6,2 para 8,8% – apesar do fato de que ele é predominante no Mac OS X e no iOS, e geralmente precisa competir contra máquinas virtuais que rodam Windows no Mac, abrindo portas para o IE, Firefox e Chrome. O aumento da presença do Safari nas empresas é atribuído a um fenômeno chamado “consumidorização” e programas nos quais os colaboradores são encorajados a trazer seus próprios dispositivos para o local de trabalho.

Uberlândia-MG

Edifício 2000
Av. Cesário Alvim, 818
Sala 1315, Centro
CEP 38400-098

R2A Soluções Interativas

© Copyright 2012
Todos os direitos reservados